quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Álcool Canforado

Sabe aquele tal Windex do filme casamento grego, o produto para limpar vidros que o pai da Toula usava para curar tudo?

O Windex do meu avô era o álcool canforado.

Botava álcool canforado em tudo que era problema de saúde. Frieira, dedinho quebrado, galo na cabeça, dor de ouvido, resfriado, mau jeito nas costas. Qualquer coisa era tratada (e quase sempre curada) com álcool canforado. Se médico dependesse do meu avô e da família dele para viver, ia morrer de fome facinho. Tudo graças ao bendito álcool canforado.

Aos quarenta e poucos anos meu avô descobriu que tinha diabetes e, de quebra, que o álcool canforado, que era bom para tudo, não fazia nem cócegas naquela doença. Ele continuou passando o álcool de cima abaixo mas teve que se render e viver os outros quarenta anos maneirando (ou tentando) na comilança, controlando o nível de glicose e tomando picada de insulina diariamente.

Depois de muito tempo a diabete venceu a briga e o meu avozinho se foi, deixando saudade, muitas histórias e a velha lição do álcool canforado. Minha mãe não passa um dia sem o seu vidro avantajado da mistura milagrosa. Eu, na cola deles, volta e meia apelo para o remédio vovozístico que, por incrível que pareça, resolve mesmo muita coisa.

Três pedrinhas de cânfora em um litro de álcool 92,8%. Deixe curtir, passe onde for preciso (com algumas poucas e óbvias restrições) e depois me conte. Receita caseira e infalível com os cumprimentos do meu querido e saudoso Orlando Munhoz.

6 comentários:

Anônimo disse...

Hahahaha...não é por nada não, mas toda vez que eu vejo álcool canforado me lembro de VOCÊ, ou seja, vc já aderiu mesmo a arte milenar da família Munhoz...

Rochinski disse...

Olha guria....
Aqui em casa ja fica de plantão um spray com alcool caforado a muitos anos e é usado pra tudo, e funciona mesmo.
Receita dos Bisas....
Bjssss
Rochinski

Anônimo disse...

Passei aqui por acaso após pesquisa no google por "alcool conforado" pois não sabia o que era tal coisa :)

Acabei por ler o seu post e achei divertido. Acho que escreve muito bem!

Reinaldo Amarante disse...

A minha Avó também usava alcool canforado para quase tudo, só que acrescentava no frasco alguns ramos de alecrim.
http://conversas-com-avo-ma.blogspot.com/

Binha disse...

nossa, aki em casa o alcool canforado levava mais um ingrediente, arnica, daí o vidro ficava cheio de folhas e acabava ficando verdinho, rsrsr, era passado em tudo tbm. e eu havia me esquecido disso. vou agora mesmo tratar de preparar o meu.

tbm existe uma mistura dessas para acabar com as pulgas e os carrapatos dos cães e gatos.

um litro de alcool, trinta pedrinhas de canfora, um pacotinho de cravo da india,e um copo americano de vinagre branco.

borrife nos pelos, com cuidado com os olhos,boca e nariz. enrolar o bichinho numa toalha uns dez minutinhos e depois dar banho. tbm pulverizar o chão, a casinha e a caminha.

vlw, gente, bjs a todos.

Hecelente disse...

Na casa das minhas tias tb havia um vidro álcool cânforado que era a minha alegria qdo tinha "dor de perna". E acompanhava a massagem um chá de camomila....kkk
Mas que dá certo, dá!