terça-feira, 12 de maio de 2009

Larinha 1.5

Faz muito tempo que eu não falo da minha sobrinha por aqui e hoje eu preciso falar porque não existe, atualmente, coisa mais doce e linda no mundo do que ela.

Sim, vai ser um post de corujice. Me deixa.

Dia das mães, família reunida depois do almoço na varanda da casa dos meus pais. Uma mãozinha gorducha me cutuca e me puxa para a sala para depois escapulir e ir parar, dedinho esticado, na frente da TV que exibia o menu de Cantigas de Roda 3.

- Bu, bu...bu.

- Oi Lalazinha, você quer que eu ligue o DVD?

- Bu, bu.
Não, ela quer conversar sobre a epidemia de gripe suína. Dêêêr.

Aperto "iniciar filme" e músicas infantis mais antigas do que eu começam a soar, acompanhadas de imagens engraçadinhas de fantoches, desenhos, animais.

Sento no chão cantando junto e a pequena vem chegando, chegando, até sentar no meu colo de mansinho, mãozinhas nas minhas e os olhos vidrados na TV. A gente ficou assim por muito tempo, ela sem piscar de tanto interesse pelos bichinhos, e eu piscando mais do que o normal para segurar a onda desses meus olhos derretidos que insistem em se derramar em situações assim especiais.

Eu não queria mais parar de olhar para aqueles olhinhos brilhantes enormes e castanhos como os meus. Dizem que a gente se parece muito e sabem que é mesmo verdade. Ela é a cara daquela Juzinha que aparece nas fotos amareladas dos meus álbuns de bebê e é uma delícia se reconhecer assim, em um pedacinho de você que anda, fala, ri sem parar e faz farra por aí.

As músicas iam e vinham e eu só queria ficar ali, eu só queria que ela não cansasse tão rápido como as crianças costumam se cansar e que continuasse no meu colo, mãozinhas nas minhas, só saindo para se juntar, lindas, aplaudindo cada música que acabava e provocava um risinho maroto e doce na minha direção.

Ela está crescendo tão rápido e eu estou perdendo tanta coisa. Besteira dizer que eu vou me arrepender porque na verdade eu não vou, eu já me arrependo hoje mesmo. A gente entope a vida de coisas e deixa as essenciais para depois, só que esse depois... Vai saber.

Pois então que tudo pare. Hoje eu só quero olhar para aqueles olhinhos tão iguais aos meus.

Um comentário:

Gi disse...

Jú, mto lindo mesmo. E olha, vc não perde nada não porque cada pequeno momento como este vale por dias.