terça-feira, 2 de junho de 2009

Escola Viva

Aqui perto de casa existe uma escola que é o máximo.

Todos os dias eu passo por lá com o Lu e a gente sempre para pra olhar, os dois com o nariz grudado no alambrado.

Eu adoraria ser criança em uma escola assim.

O lugar é enorme, uma área gigante cheia de árvores com aquelas raízes penduradas, plantas, tocos. No meio das plantas, balanços, gangorras, trepa-trepas, casas de madeira e pontes que balançam.

No canto existe uma horta sempre verdinha que é cultivada pelas crianças e pelos professores. Uma graça os pequenos cuidando das plantas, as mãozinhas cheias de terra entendendo desde toquinhos a natureza das coisas, aprendendo a plantar e a colher os frutos. No meio das plantas, dos brinquedos, em volta da horta, vivem soltos vários animais daqueles que não se vê nas casas por aí. São coelhos, lebres, galinhas, galos, pintinhos, todos sossegados ao redor das crianças que adoram e interagem, cuidam, acarinham.

Nunca vi até hoje algum dos pequenos maltratar aqueles bichinhos. Ao contrário, aprendem a gostar, a proteger. É criança para todo o lado e a galinha passeando bonitona e orgulhosa pelo terreno, pompons amarelinhos ao redor todos piantes.

Fantástico. Mais ainda porque a escola é pública, o que prova que apesar dos pesares, com um pouco de criatividade e iniciativa pode-se fazer coisas incríveis. Pode-se fazer toda a diferença.

Nenhum comentário: